Uma nova alternativa de planejamento familiar

Decidir quando sua família é do tamanho certo - ou como garantir que ela permaneça desse tamanho - é uma decisão pessoal que muitas mulheres podem achar mais fácil de tomar nos próximos anos.

Para as mulheres que decidiram que não querem mais filhos e se sentem prontas para uma forma permanente de controle de natalidade, "ligar as trompas", ou laqueadura, não é mais a única opção.

Um novo procedimento baseado em escritório conhecido como procedimento Essure está substituindo rapidamente a operação antiga e é coberto pela maioria dos planos de seguro.

Durante o procedimento, uma pequena mola macia, chamada micro-inserção, é colocada em cada trompa de Falópio.

A resposta natural do corpo faz com que o tecido cresça nas micro-inserções, bloqueando o esperma de chegar ao óvulo. Esse crescimento de tecido leva cerca de três meses e controle de natalidade adicional deve ser usado durante esse período.

Após três meses, um teste especial de raios-X verifica se o sistema está funcionando.

A escolha deste procedimento avançado oferece muitos benefícios. Não há incisões, não contém hormônios, pode ser realizado em consultório médico com o mínimo de anestesia e é permanente. O procedimento leva cerca de 15 minutos para ser concluído e a maioria das mulheres retorna às atividades normais em um ou dois dias.

Mais de 63.000 mulheres em todo o mundo já fizeram o procedimento e estudos clínicos relataram alta segurança e satisfação do paciente. Após muitos anos de estudo clínico, nenhuma gravidez foi relatada quando o micro-implante é colocado corretamente. Embora nenhum método de controle de natalidade seja 100% eficaz, a taxa de eficácia do procedimento é de 99,80% com quatro anos de dados clínicos.

"Finalmente temos uma técnica para uma mulher que é comparável em simplicidade, acessibilidade e segurança à vasectomia em homens", disse a Dra. Barbara Levy, especialista nacional em cirurgia endoscópica que atua em Seattle. "Embora as complicações da laqueadura cirúrgica sejam incomuns, quando ocorrem, podem ser fatais. As raras mortes associadas à laqueadura eram inaceitáveis ​​em minha mente."

Outra vantagem para as mães ocupadas é que o procedimento elimina o tempo gasto na recuperação da cirurgia.