Expectativas na gravidez


Ficar grávida pode ser um dos momentos mais especiais na vida de alguém. Há, no entanto, muitas mudanças em seu corpo durante a gravidez que você deve estar ciente. As informações sobre os cuidados com a gravidez estarão prontamente disponíveis com seu obstetra e você deve seguir as recomendações fornecidas para garantir que tenha uma gravidez confortável, resultando em um bebê saudável.

Mudanças em seu corpo durante a gravidez ocorrerão durante os diferentes trimestres. O primeiro e o último trimestre são tipicamente quando as mulheres sentem mais desconforto. O segundo trimestre geralmente é um pouco de alívio, com muitas mulheres superando algumas das mudanças, ficando mais confortáveis ​​e aproveitando essa parte da gravidez. O primeiro e o terceiro trimestre, no entanto, é quando ocorrem as mudanças mais radicais que são estranhas a um estado não grávido. Assim, a mulher que carrega a criança pode sentir-se desconfortável e doente durante esse período.

O enjoo matinal ou uma sensação de náusea a qualquer hora do dia é um resultado muito comum da gravidez e acontece com mais frequência no primeiro trimestre. Também pode haver um aumento da sensibilidade aos cheiros que provocam náuseas. Às vezes, esses cheiros são tipicamente apreciados quando não estão grávidas. Estes devem ser evitados se possível. Comer alimentos leves quando uma pessoa está se sentindo enjoada também ajuda a aliviar os sintomas.

Os seios podem começar a aumentar muito cedo na gravidez e continuarão durante toda a gravidez. Você também pode notar sensibilidade durante esse período e aumento da sensibilidade. Este é o momento de investir em alguns sutiãs bem ajustados. É claro que, à medida que seus seios crescem, o tamanho pode mudar um pouco, mas será mais confortável para você se você tiver um sutiã que se ajuste bem e ofereça bastante apoio.

A frequência urinária e a sede no pré-natal é outro efeito colateral comum da gravidez. As mulheres tendem a ter mais sede e precisam de mais nutrição, incluindo beber bastante água. Beber mais líquidos juntamente com o crescimento do útero e pressionando sua bexiga fará com que a maioria das mulheres tenha que urinar com muito mais frequência do que costumavam. Isso é comum durante toda a gravidez, mas é mais pronunciado durante o primeiro e último trimestres. Durante o segundo trimestre, isso geralmente diminui um pouco, mas a maioria das mulheres ainda terá a sensação de ter que urinar com mais frequência do que quando não está grávida.

Problemas de estômago são outra preocupação, incluindo dores de estômago, indigestão, constipação e azia. Existem mudanças em seu útero que retardam o metabolismo. Alimentos que normalmente não podem desencadear esses problemas podem começar a incomodá-lo. Comer alimentos ricos em fibras ajudará a aliviar isso e ficar longe de alimentos picantes ou alimentos que você acha que desencadeiam reações adversas. Se você se exercita, espere cerca de duas horas antes de participar de qualquer atividade para permitir que a comida seja digerida.

Se você está tendo problemas para dormir durante a gravidez, tente deitar de lado e usar travesseiros sob o estômago e entre as pernas. Essa almofada adicional geralmente aumenta o conforto, permitindo que você tenha um sono mais tranquilo. Fazer exercícios de relaxamento, tomar um banho quente e ir para a cama apenas quando estiver cansado também ajudará na sensação de inquietação. Se você está tendo problemas para dormir, pode ser melhor simplesmente levantar um pouco e voltar para a cama um pouco mais tarde.

Pele, unhas e cabelos também são afetados durante a gravidez. Você pode achar sua pele excessivamente oleosa ou seca e seu cabelo pode perder o brilho ou afinar um pouco. Essas alterações voltarão ao normal após o parto. O aumento dos níveis hormonais afetará isso significativamente. Geralmente é recomendado que você não faça nada drástico no seu cabelo, como colori-lo ou fazer uma permanente. Seu cabelo pode não reagir da mesma forma a vários produtos químicos, então agora não é hora de mudar drasticamente seu penteado.

O inchaço dos pés e membros pode ser mais pronunciado. Você também pode ter algumas varizes. Deitar em uma cama e apoiar os pés para cima ajudará com o inchaço. Ficar fora de seus pés e relaxar por algum tempo também ajudará. Se você sentir cãibras nas pernas, faça alguns alongamentos nas pernas para relaxar os músculos.

Todas as condições encontradas nas mudanças em seu corpo durante a gravidez desaparecerão após o parto. Ter informações sobre os cuidados com a gravidez do seu obstetra ajudará você a lidar com essas mudanças em seu corpo. Além disso, lembre-se de que isso é uma condição temporária e, mesmo que você esteja desconfortável, seu corpo voltará ao normal logo após o parto.