Dar banho em um bebê recém-nascido


Você quer que seu bebê seja entregue a você imediatamente após o nascimento ou ele deve ser limpo primeiro? Nos últimos anos, a maioria dos bebês era limpa com uma toalha imediatamente após o nascimento, antes que a mãe ou o pai tivessem a chance de segurá-los. Hoje em dia escolha é a palavra-chave! A decisão é tua.

Pesquisas mostram que o filme gorduroso que cobre o bebê, o vernix, é uma fonte maravilhosa de umidade para a pele delicada do bebê. E se você não limpar, ele é reabsorvido. Portanto, seu bebê terá menos probabilidade de desenvolver manchas na pele seca. Os bebês prematuros têm muito mais dessa camada protetora do que os bebês a termo.

No útero, seu bebê está submerso em líquido amniótico, então o vernix é absolutamente necessário para fornecer proteção à prova d'água. Após o nascimento, no entanto, a mãe natureza pode precisar de uma ajuda!

Voltar para casa pode ser assustador para os novos pais. Dar o primeiro banho ao bebê pode ser aterrorizante!

Seu bebê não precisa de um banho especial, embora muitos pais estejam bem preparados para o recém-chegado. Uma pia limpa ou uma banheira grande serão suficientes!

Provavelmente a principal preocupação dos pais é acertar a temperatura da água. Depois de garantir que você tenha todos os acessórios do bebê à mão, como trocador, toalha, fralda limpa, colete e roupas limpas, coloque o bebê em um local seguro.

Coloque água fria no banho primeiro.

Complete com água quente. Agite a água ao redor para evitar pontos quentes.

Mergulhe o cotovelo na água para verificar a temperatura. Deve ser morno. Como a pele do cotovelo é muito sensível, é uma maneira confiável de testar a água.

Se quiser, pode adicionar um pouco de banho de espuma hidratante e hipoalergénico. Gire-o com os dedos. Bebês pequenos não precisam de bolhas para brincar!

Tire a roupa e envolva o bebê em uma toalha quente. Segurando-o sobre o banho, coloque um pouco de água do banho em sua mão livre e passe suavemente sobre a cabeça dele. Shampoo não é necessário para bebês muito pequenos, pois pode irritar o couro cabeludo.

Seque bem a cabeça do bebê. Os bebês perdem muito calor pela cabeça. Cabeças molhadas perdem mais calor.

Colocando o pescoço do bebê na dobra de seu cotovelo e sua mão segurando a parte de trás de uma das pernas, abaixe-o suavemente na água. (DICA Se você é destro, é mais fácil colocar o pescoço do bebê na dobra do cotovelo esquerdo. Segurando a perna esquerda dele com a mão esquerda, lave-o com a mão direita. O inverso é o caso se você for canhoto.)

Alguns bebês odeiam tomar banho, mas muitos realmente gostam. Ele pode ficar tão relaxado que adormece!

Colocar um pouco de água em sua mão livre gentilmente pingar sobre o corpo dele. Você não precisa esfregar ou esfregar, pois os bebês não ficam sujos. Eles só precisam ser renovados!

Tenha cuidado, pois ele ficará muito escorregadio quando estiver molhado!

Mantenha o bebê no banho apenas por um curto período de tempo, pois ele esfriará rapidamente e nunca deixe seu bebê sozinho no banho, mesmo pelo menor espaço de tempo.

Levante-o e envolva-o em sua toalha quente.

Seque-o rapidamente e coloque uma fralda limpa nele antes que ele tenha algum pequeno acidente!

Finalmente, dê-lhe um grande abraço e vista-o rapidamente...

E aí está - o primeiro banho do bebê!